Dra. Danielle Dâmaso | Tricologia Médica

Quais as vantagens em se realizar Transplante capilar no Brasil?

11 fevereiro, 2020

    No BRASIL encontramos excelentes profissionais na restauração capilar. O médico brasileiro vem ganhando cada vez mais respeitabilidade pela excelência de suas técnicas e resultados.

    Muitos pacientes priorizam o CUSTO acima de sua própria SEGURANÇA, CONFORTO e SATISFAÇÃO.

    Transplante capilar é uma operação médica, e não um bem material. Para realizar este procedimento, o profissional precisa ter CRM ativo e estar atuando de acordo com as leis do CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA. Isto é uma GARANTIA DE SEGURANÇA E ÉTICA para o paciente que realiza o Transplante Capilar no Brasil. A equipe pode incluir enfermeiros e assistentes, porém a presença do médico é fundamental e obrigatória durante todo o procedimento. As práticas de higiene e esterilização são de suma importância para a segurança do paciente. No Brasil, as clínicas e hospitais médicos necessitam de uma avaliação da VIGILÂNCIA SANITÁRIA para atuar. A habilidade, cuidado e perfeccionismo do médico são imprescindíveis para um bom resultado. Portanto, no Brasil, as clínicas costumam realizar apenas uma cirurgia de Transplante Capilar ao dia, garantindo toda a dedicação ao paciente durante o procedimento. De fato, não há motivos para brasileiros não fazerem o transplante de cabelos no Brasil - além da facilidade do idioma, o médico estará lá sempre para quando precisar.

    O paciente deve ter o direito do acesso total ao seu médico horas e dias depois do transplante, podendo recorrer a quem realizou a cirurgia em caso de infecções, sangramentos ou qualquer outra intercorrência e complicação. No exterior, a relação médico-paciente praticamente não existe neste caso. Se você escolheu fazer a cirurgia no Brasil, ainda assim, fique atento!

    Peça uma consulta pré-operatória para tirar todas as suas dúvidas e para conhecer o seu médico. O médico deve ser claro, te passar CONFIANÇA e deve estar DISPONÍVEL para os retornos e para tirar dúvidas sempre que preciso. Cada procedimento deve ser estudado e realizado de forma muito individualizada. Os riscos devem ser alertados. As expectativas devem ser alinhadas com a realidade possível.

 

Você é um bom candidato ao Transplante Capilar?

11 fevereiro, 2020

É importante entender que todas as técnicas de transplante capilar usam seu próprio cabelo. O objetivo da cirurgia é encontrar o uso mais eficiente para o cabelo existente.

Candidatos devem ter crescimento capilar saudável na parte de trás e nas laterais da cabeça para servirem como áreas doadoras. Demais fatores tais como a cor do cabelo, a textura e a ondulação também podem afetar o resultado estético.

Se você estiver pensando em se submeter à cirurgia de transplante capilar, é importante entender que você nunca terá a mesma abundância que tinha antes da perda de cabelo, no entanto, a cirurgia pode camuflar as áreas deficientes e lhe dar um pouco mais de plenitude e autoconfiança.   

A faixa etária mais indicada para realizar o transplante capilar é entre 35 e 40 anos, dependendo de cada caso. Isso porque a alopecia androgenética (principal causa de calvície em homens e mulheres) costuma evoluir até essa idade. Pacientes muito jovens são mais suscetíveis a retoques, pois não se pode prever a continuidade da queda de cabelo em outras áreas com o tempo.   Pacientes com doenças cardíacas graves, autoimunes e alguns tipos de alopecias cicatriciais, como as secundárias ao lúpus, líquen plano e alopecia fibrosante frontal possuem restrições específicas quanto a realização da cirurgia.   

Lembre-se, há limites para o que pode ser alcançado! Um indivíduo com pouquíssimo cabelo não pode ser encorajado a se submeter à cirurgia de transplante capilar. Baixa densidade capilar na parte de trás da cabeça impossibilita a quantidade adequada de folículos capilares requeridos para o transplante.

Antes de decidir fazer a cirurgia, pense cuidadosamente sobre suas expectativas e as discuta com o seu médico.

 

Técnica FUE

7 fevereiro, 2020

    


A técnica mais moderna de transplante capilar é a técnica FUE (da sigla em inglês “Follicular Unit Extraction”), conhecida popularmente como “fio a fio”.     Resumidamente, nesta técnica, inúmeros folículos capilares são retirados de forma manual da região posterior e lateral do couro cabeludo e implantados um a um, na área calva, observando a direção, o ângulo e a profundidade de cada fio. O intuito é trazer aparência o mais natural possível. É difícil de ser realizada em cabelos crespos. A cirurgia pode demorar de 4 a 10 horas.

    A grande vantagem da técnica FUE é que as cicatrizes são do tamanho da ponta de um alfinete praticamente imperceptíveis, possibilitando o uso dos cabelos bem curtos. É uma cirurgia minimamente invasiva, com baixo risco cirúrgico, anestesia local e realizada ambulatorialmente. Mas é possível, se o paciente preferir, realizar sedação com anestesiologista em sala cirúrgica, sem necessidade de internação. O pós-operatório é tranquilo, pouco doloroso, com recuperação rápida.

    A técnica FUE pode ser utilizada também em barba e sobrancelhas.